Zelo de pais, zelo de filho

Zelo de pais, zelo de filho
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos

Presidente do Sinduscon-DF

 

“Quando eu trabalhava lá, início dos anos 2000, caía alguns pedaços do prédio, o chão da garagem também já havia arriado algumas vezes. Tinha problemas de estrutura bem visíveis. Era um prédio de quase 40 anos”.

 

Singelo assim, o depoimento do filho de uma das sobreviventes da queda do Edifício Andrea em Fortaleza-CE, em matéria da Folha 🍁 de 18 de outubro, nos dá uma boa dimensão do que se trata a vida útil de um prédio.

 

Embora de simples percepção, o tema parece ser de difícil expressão, tanto que na reunião da Comat-CBIC, no dia 24 de outubro em São Paulo, o coordenador da revisão da ABNT NBR 15575, a Norma de Desempenho, engenheiro Fábio Villas Boas, nos informou que o prazo de conclusão dos trabalhos do grupo que trata de durabilidade será superior ao dos demais.

 

Se levarmos em conta, com base na tabela C-6 da parte 01 da referida norma, que o parâmetro para desempenho mínimo da estrutura principal é 50 anos, o prédio em questão sequer atingiu a maioridade.

 

Chegamos a confundir vida útil com prazo de garantia. Prazo de garantia é como se fosse o tempo de vida para se atingir a maioridade, até lá quem se responsabiliza são os pais. Depois disto é vida útil. Companhias, hábitos, até sorte ou azar, determinam longevidade e em que condições.

 

Um dos avanços promovidos pelo advento da Norma de Desempenho foi justamente a de definir responsabilidades também para o condomínio pela integridade do imóvel. Não é só culpar a educação pelos inconvenientes, o meio também influi. Mas cuidado, pais! Não é dizer que já fizeram sua parte e lavar as mãos.

 

Costumava dizer para a Natália, quando já tinha atingido a maioridade, que uma vez bem impermeabilizada a laje, chovesse não molharia, no máximo um pinguinho aqui e outro lá, nada que uma boa conversa ou manutenção não ajudasse a resolver.

 

Não tem segredo, cuidando com zelo e ficando atento, como faz o filho citado na matéria, até a sorte ajuda.

 

 

Voltar