Sinduscon Dimat

BIM 10 - Acessibilidade em Nova York

Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF

Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

Percorri, a pé, cerca de 200 km por regiões distintas de Nova York e é bom ressaltar o alto padrão de acessibilidade das calçadas da cidade... A robustez, o espaço, a homogeneidade, o preenchimento das juntas, a constância, a qualidade da recuperação (usam tela de aço!) e, por fim, a existência de rampas em todos os locais necessários.

É comum ver idosos atravessarem as pistas com o auxílio de “andadores” e subirem nas calçadas sem serem incomodados pela turba que congestiona os passeios à espera do sinal verde. Natural deduzir que as calçadas são acessíveis porque o respeito ao idoso, às pessoas, é inerente à cultura.

É importante frisar que trata-se de uma megalópoles com todos os problemas inerentes a cidades com características similares. Já no Brasil, acessibilidade ainda é sinônimo de incapacitado... Não entendemos que, uma vez seus preceitos implantados com padrão básico de exigência, podemos estar evitando transtornos graves a um cidadão que esteja simplesmente lendo um jornal ou apreciando a paisagem enquanto caminha.