Artigos

Dionyzio A. M. Klavdianos

Porcos, cooperativas e personagens interessantes

Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF


No jornal Estadão de 12 de outubro, a matéria sobre o jamón ibérico de bellota revela o segredo que aqueles que participaram da missão técnica promovida pela Ulma, indústria de andaimes e escoramentos metálicos que hoje praticamente não atua mais em Brasília, aos países bascos, onde fica sua sede mundial, há 10 anos atrás já conhecia… O que diferencia a qualidade do presunto espanhol mais nobre não é a cor da pata do porco, no caso pata negra, mas o que eles comem.

Bellota é uma espécie de castanha produzida por uma árvore chamada azinheiro ou sobreiro. Comê-la pastando livre ao invés de ração, confinado, faz toda a diferença no sabor da carne do porco.

Foi uma das viagens mais marcantes que já fiz…

No prazo de uma semana, percorremos milhares de quilômetros por terras espanholas atrás dos mais diversos canteiros para conhecer todo o tipo de utilidade que poderia ser dada aos equipamentos, sempre com paradas de almoço e jantar em restaurantes locais para conhecer as maravilhas da cozinha basca, fama que até então desconhecíamos.

Numa visita às vinícolas de Rioja, comprei um exemplar de um dos vinhos mais medalhados da região, até hoje o guardo em casa, deve ter virado vinagre.

Ficávamos maravilhados com as possibilidades de aproveitamento dos equipamentos, mas frustrados em seguida ao ouvir deles que era inviável, economicamente, sua exportação. Posteriormente, com as obras dos estádios da Copa de 2014, muito do que vimos chegou ao Brasil e eu mesmo pude utilizá-los em duas obras de características bem distintas.

A Ulma faz parte de uma cooperativa chamada Mondragon e fico sempre orgulhoso ao narrar este aspecto, pois outra das empresas que faz parte do grupo é a Orona, fornecedora de elevadores, que as cooperativas de compras da construção daqui ajudaram a viabilizar em solo brasileiro, arejando um mercado que contava, até então, com apenas três competidores de excelência.
 

Voltar
Todos os direitos reservados por Sinduscon-DF

Artigos

Voltar
Dionyzio A. M. Klavdianos

Últimos Artigos

05/10/2017
Londrina
28/09/2017
Riqueza de debate
20/09/2017
Columbus
13/09/2017
Mobilidade

Dionyzio A. M. Klavdianos


Engenheiro civil formado pela UnB, diretor técnico da Construtora Itebra, presidente da Comat/Cbic,  presidente da Coopercon Brasil, presidente da Coopercon-DF e vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
SOBRE O SINDUSCON-DF


O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) é a principal entidade representativa do segmento empresarial da construção civil no Distrito Federal.
CONTATO
SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 2º andar
CEP: 71200-020 | Brasília-DF
Telefone: (61) 3234-8310
E-mail: sinduscondf@sinduscondf.org.br
© 2016 Sinduscon-DF
Seja um parceiro você também! Se a sua empresa tem interesse em fazer parte desse excelente grupo de vantagens, entre em contato conosco!

Assessoria Institucional do Sinduscon-DF


Contato: Renê Severo
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225
E-mail: institucional@sinduscondf.org.br

Aviso

Prezado (a) associado (a),
Caso deseje efetuar o pagamento diretamente no caixa do banco, a guia poderá ser gerada pelo site do Sinduscon-DF. Para mais informações sobre o pagamento online, após 31 de janeiro, entre em contato pelo telefone (61) 3234-8310 ramal 214.
CNPJ: (insira somente os números)
CAPITAL SOCIAL:
ANO
DATA PROVÁVEL PARA PAGAMENTO:
Informações importantes
A guia de recolhimento sindical emitida pelo site do Sinduscon-DF corresponde às empresas já cadastradas no sistema. Caso a empresa não esteja cadastrada, entre em contato com o Sinduscon-DF pelo telefone (61) 3234-8310 ramal 214.

Impressão
Caso utilize o navegador Internet Explorer, deverá ser feita a configuração antes de imprimir o boleto, seguindo os seguintes passos: Menu - Arquivo - Configurar página. Coloque todas as margens em 2 e limpe os campos "Cabeçalho" e "Rodapé".