Adeus, amianto!

Vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF

Em Brasília, as casas que o cidadão financiava pela SHIS, no início da década de 1970, tinham a cara daquelas que desenhávamos na escola: porta, janelinha, a cobertura no formato de um V de cabeça pra baixo e pernas esparramadas.

As telhas eram de amianto. Naquela época, no meio do ano, de fato se sentia frio e, no final, chovia bastante, não fazia o calorão de hoje em dia.

O tempo, cronológico e o da natureza, foi cuidando de dar fim num tipo de telha que ao frigir dos ovos só teve a seu favor a produtividade na instalação, decorrência da leveza do material e a capacidade de cobrir trechos longos com poucos pontos de apoio, o que barateava a cobertura, pois economizava muita madeira.

Trunfo por um lado, a fragilidade do material contribuiu para causar graves acidentes domésticos, ligados, na maioria das vezes, à necessidade de manutenção recorrente e a chegada da televisão, pois junto dela vinha a antena. Nunca esqueço do dia em que vi minha tia despencando na sala como um meteorito, porque resolveu brincar de esconde-esconde no telhado.

No PMCMV, a fachada das casas não mudou tanto, mas ao menos as telhas são de cerâmica, o que dá ao morador mais condições de enfrentar o desconforto térmico causado por um clima que a cada ano quebra o recorde de temperatura máxima.

Se para o caso da caixa de água a evolução da tecnologia deu conta, com a chegada das caixas de fibra, de escantear a similar de amianto, no caso da cobertura, a propagação do potencial risco cancerígeno do produto contribuiu com a derrocada.

No último dia 30, o STF pôs fim à pendenga que já durava mais de 20 anos ao declarar, segundo o Valor Econômico, “inconstitucional o artigo 2º da Lei Federal nº 9.055, de 1995. O dispositivo permitia a extração, industrialização, comercialização e distribuição do produto”.

Dois dias antes, o principal fabricante deste tipo de telha, de certo já prenunciando que não teria mesmo chance na suprema corte, anunciou que, até o final de 2018, terá substituído por completo a fibra de amianto na composição de suas telhas pelo propileno.

Sábia decisão, embora que tardia…