Dionyzio A. M. Klavdianos

Porcos, cooperativas e personagens interessantes

Vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF

No jornal Estadão de 12 de outubro, a matéria sobre o jamón ibérico de bellota revela o segredo que aqueles que participaram da missão técnica promovida pela Ulma, indústria de andaimes e escoramentos metálicos que hoje praticamente não atua mais em Brasília, aos países bascos, onde fica sua sede mundial, há 10 anos atrás já conhecia… O que diferencia a qualidade do presunto espanhol mais nobre não é a cor da pata do porco, no caso pata negra, mas o que eles comem.

Bellota é uma espécie de castanha produzida por uma árvore chamada azinheiro ou sobreiro. Comê-la pastando livre ao invés de ração, confinado, faz toda a diferença no sabor da carne do porco.

Foi uma das viagens mais marcantes que já fiz…

No prazo de uma semana, percorremos milhares de quilômetros por terras espanholas atrás dos mais diversos canteiros para conhecer todo o tipo de utilidade que poderia ser dada aos equipamentos, sempre com paradas de almoço e jantar em restaurantes locais para conhecer as maravilhas da cozinha basca, fama que até então desconhecíamos.

Numa visita às vinícolas de Rioja, comprei um exemplar de um dos vinhos mais medalhados da região, até hoje o guardo em casa, deve ter virado vinagre.

Ficávamos maravilhados com as possibilidades de aproveitamento dos equipamentos, mas frustrados em seguida ao ouvir deles que era inviável, economicamente, sua exportação. Posteriormente, com as obras dos estádios da Copa de 2014, muito do que vimos chegou ao Brasil e eu mesmo pude utilizá-los em duas obras de características bem distintas.

A Ulma faz parte de uma cooperativa chamada Mondragon e fico sempre orgulhoso ao narrar este aspecto, pois outra das empresas que faz parte do grupo é a Orona, fornecedora de elevadores, que as cooperativas de compras da construção daqui ajudaram a viabilizar em solo brasileiro, arejando um mercado que contava, até então, com apenas três competidores de excelência.