Artigos

Dionyzio A. M. Klavdianos

Ponteiro e marreta

Dionyzio A. M. Klavdianos

Vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF
 
No filme O insulto, um dos personagens principais, um palestino que vive como refugiado no Líbano, embora tenha se formado em Engenharia, trabalha ilegalmente como mestre de obra da construção civil.

Na Folha de domingo, 18 de fevereiro, matéria que trata do drama deste povo errante, informa que, no Líbano, embora gozem de salvo conduto para lá residir, são proibidos de exercer cerca de 40 profissões, inclusive Engenharia, o que explica a situação de nosso personagem.

No mundo todo, a construção civil serve bem como depositário de desvalidos, um bolsão social, isto por si só já atrapalha sua evolução.

O serviço que executa a construtora na qual trabalha nosso personagem - adequação das edificações de um subúrbio pobre de Beirute às exigências do Código de Obras - é duro e complexo: padrão do que realiza o grosso das construtoras na vida real, mais de 90% delas pequenas.

A barreira que dificulta a chegada de tecnologia, inovação e produtividade a um nicho tão árido é a mesma que protege o emprego da grande massa dos trabalhadores da construção civil.

A cena em que os operários usam ponteiro e marreta para corrigir uma captação de água pluvial é muito bem feita e emblemática.

O melhor mestre de obras com quem trabalhei dizia que era impossível fazer uma obra sem ponteiro e marreta…

Deve mesmo ser uma sina…
 
Voltar
Todos os direitos reservados por Sinduscon-DF

Artigos

Voltar
Dionyzio A. M. Klavdianos

Últimos Artigos

20/02/2018
Ponteiro e marreta
06/02/2018
Novos tempos...
14/12/2017
Meu conselho

Dionyzio A. M. Klavdianos


Engenheiro civil formado pela UnB, diretor técnico da Construtora Itebra, presidente da Comat/Cbic,  presidente da Coopercon Brasil, presidente da Coopercon-DF e vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
SOBRE O SINDUSCON-DF


O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) é a principal entidade representativa do segmento empresarial da construção civil no Distrito Federal.
CONTATO
SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 2º andar
CEP: 71200-020 | Brasília-DF
Telefone: (61) 3234-8310
E-mail: sinduscondf@sinduscondf.org.br
© 2016 Sinduscon-DF
Seja um parceiro você também! Se a sua empresa tem interesse em fazer parte desse excelente grupo de vantagens, entre em contato conosco!

Gerência Técnica do Sinduscon-DF


Contato: Cirlene Monteiro
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 205
E-mail: eventos@sinduscondf.org.br

Aviso

Prezado (a) associado (a),
Caso deseje efetuar o pagamento diretamente no caixa do banco, a guia poderá ser gerada pelo site do Sinduscon-DF. Para mais informações sobre o pagamento online, após 31 de janeiro, entre em contato pelo telefone (61) 3234-8310 ramal 214.
CNPJ: (insira somente os números)
CAPITAL SOCIAL:
ANO
DATA PROVÁVEL PARA PAGAMENTO:
Informações importantes
A guia de recolhimento sindical emitida pelo site do Sinduscon-DF corresponde às empresas já cadastradas no sistema. Caso a empresa não esteja cadastrada, entre em contato com o Sinduscon-DF pelo telefone (61) 3234-8310 ramal 214.

Impressão
Caso utilize o navegador Internet Explorer, deverá ser feita a configuração antes de imprimir o boleto, seguindo os seguintes passos: Menu - Arquivo - Configurar página. Coloque todas as margens em 2 e limpe os campos "Cabeçalho" e "Rodapé".