Currículo

O engenheiro e empresário Luiz Carlos Botelho Ferreira assumiu a Presidência do Sinduscon-DF no dia 19 de dezembro de 2014, em função da nomeação do então presidente da casa, Julio Peres, para o cargo de secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do Distrito Federal. Luiz Carlos ocupava o cargo de 1º vice-presidente desde 2011 e era, portanto, o primeiro na linha de sucessão.

O empresário iniciou sua graduação em Engenharia Civil na Escola de Minas de Ouro Preto (MG), curso que finalizou, posteriormente, na Universidade de Brasília (UnB). Natural de Campo Florido, município de Minas Gerais, hoje exerce o cargo de sócio-diretor das empresas LDN Empreendimentos de Engenharia e Construtora LDN Ltda., desde 1979.

Durante sua trajetória, Luiz Carlos atuou em diversos cargos públicos. Foi presidente do Fórum Empresarial do DF, que congrega cinco federações e 83 entidades de classe; chefiou o Serviço de Cadastro da Novacap e foi conselheiro de Administração do Metrô-DF. Exerceu, também, o cargo de vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) por dois mandatos e foi diretor Imobiliário da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco). Atuou, ainda, como presidente do Pensamento Nacional de Bases Empresarial (PNBE) e conselheiro do Trabalho na Confederação Nacional da Indústria (CNI) durante oito anos.

Antes de ingressar na carreira sindical, trabalhou como sapateiro, motorista de táxi, servidor público, professor de Matemática, entre outras profissões. Após formado, atuou em diversos ramos da Engenharia Civil.

O trabalho sindical teve início em 1997, como 1º vice-presidente, no mandato de Adalberto Valadão (1997 a 1999). Na gestão de Márcio Machado (1999 a 2003), Luiz Carlos também esteve presente como diretor, na primeira gestão; e vice-presidente, na segunda. De 2005 a 2007, com Juvenal Amaral na Presidência do Sinduscon-DF, integrou a Diretoria da casa como vice-presidente. Ainda em 2007, sob o comando de Elson Póvoa, atuou como vice-presidente Administrativo-financeiro nas duas gestões (de 2007 a 2011). Nas lideranças de Julio Peres (2011 a 2014), foi 1º vice-presidente. Em 1º de junho de 2015, assumiu a Diretoria do Sinduscon-DF, após vencer as eleições com dos 86% votos. Reeleito em 2017, passa a conduzir o sindicato, ficando à frente da casa até 31 de maio de 2019.

O presidente do Sinduscon-DF é casado com Suely de La Rocque Ferreira, com quem tem quatro filhos: Alessandra, Andréa, Ana Cláudia e Pedro Henrique.

João Carlos Pimenta

1º vice-presidente