João Carlos Pimenta

Currículo

João Carlos Pimenta é natural de Araxá (MG) e formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Urbanismo e Saneamento. Pimenta é empresário do ramo de obras públicas e sócio fundador da Rio Platense Administração, Consultoria e Projetos, desde 1989.

Apaixonado por Brasília, o empresário orgulha-se por ter sido responsável pela construção do Memorial JK, concluído em 12 de setembro de 1982, aniversário de Juscelino Kubitschek. Pela cidade, diversas obras de arte especiais (pontes e viadutos) também recebem a sua assinatura.

O presidente do Sinduscon-DF iniciou sua trajetória sindical em 1982, quando contribuiu para a fundação da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), entidade que presidiu anos depois, entre 1994 e 1997.

Pimenta também participou ativamente do Conselho de Engenharia do Distrito Federal (Crea-DF), onde assumiu os cargos de presidente interino (2001), conselheiro (1999 a 2002) e vice-presidente (2005). Destaque, ainda, para a atuação à frente da Câmara Especializada de Engenharia Civil.

Na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), foi presidente da Comissão de Serviços Públicos, de 1993 a 1995. Entre 2002 a 2005, presidiu a Associação Brasileira de Engenheiros Civis - Departamento do Distrito Federal. E, de 2010 e 2016, esteve à frente da Presidência do Clube de Engenharia de Brasília.

No Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), as atividades tiveram início em 1997, com foco no setor de obras públicas e infraestrutura. Pimenta também atuou nas áreas de Fixação de Empresas e Economia e Estatística. Em 2015, na gestão do presidente Luiz Carlos Botelho, assumiu a 1ª Vice-presidência, cargo que o conduziu à Presidência do sindicato.

A gestão de João Carlos Pimenta teve início em 5 de julho de 2018, após o falecimento do então presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho, sendo referendada por Assembleia Geral Extraordinária, no dia 11 do mesmo mês, conforme prevê o Estatuto Social do Sinduscon-DF.

Dionyzio Klavdianos

1º Vice-presidente

Currículo

O brasiliense Dionyzio Klavdianos assumiu a 1ª Vice-Presidência do Sinduscon-DF em 5 de julho de 2018. Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), o empresário possui MBA em Especialização em Negócios para Executivos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e em Finanças, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

Klavdianos é diretor Técnico da Itebra Construções e Instalações Técnicas Ltda, empresa fundada em 1973 e associada adimplente há mais de 40 anos do Sinduscon-DF, Ademi-DF e Asbraco. A Itebra já executou diversas obras de relevância para o governo federal, distrital e outros estados da federação. A empresa também incorpora em Brasília e no Entorno. Em 2012, lançou o Águas Lindas Shopping, que garante cerca de 1.000 empregos diretos na cidade goiana, localizada na fronteira com a capital.

Na área sindical, o trabalho destaca-se pela condução das atividades à frente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC), desde 2014. Klavdianos também foi um dos responsáveis pelo crescimento da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade no Distrito Federal (Dimat/Sinduscon-DF), que presidiu de 2006 a 2017; pela criação da Cooperativa da Construção Civil do Distrito Federal (Coopercon-DF), entidade que conduziu por dez anos (de 2008 a 2018); e pela Coopercon Brasil, a qual esteve à frente entre 2012 e 2018.

Em julho de 2018, ele passou a atuar como 1º vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF).

O empresário da construção civil ainda é presidente da Comunidade Grega de Brasília, descendência que carrega com muito orgulho e paixão.

A função de 1º vice-presidente do Sinduscon-DF deu-se após o falecimento do então presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho, sendo referendada por Assembleia Geral Extraordinária, no dia 11 do mesmo mês, conforme prevê o Estatuto Social da entidade.

Izidio Santos

Vice-presidente Administrativo-Financeiro

Currículo

Izidio Santos é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba (Uniube), em 1989. Natural de Patos de Minas (MG), assumiu a Vice-Presidência Administrativo-Financeira do Sinduscon-DF em 11 de julho de 2018.

Entre as principais experiências profissionais, destacam-se o trabalho na Construtora Santa Tereza, de 1989 a 1992; e na Emplavi, de 1992 a 1998. No mesmo ano, fundou a Barsan Engenharia, empresa que preside até hoje.

O trabalho no Sinduscon-DF teve início em 2003, na gestão do então presidente Juvenal Amaral. Na época, Izidio fazia parte do Sinduscon Jovem. Anos depois, passou a compor a Diretoria da casa, enquanto vice-presidente, no mandato de Julio Cesar Peres, em 2011; e manteve-se no cargo durante a gestão de Luiz Carlos Botelho, de 2014 a 2018.

A atuação social teve grande destaque quando assumiu a Presidência do Seconci-DF, entidade que presidiu por dois mandatos (2009-2011 e 2011-2013). Izidio também integrou a Diretoria da casa em dois outros momentos: de 2005 a 2009, como segundo secretário; e de 2017 a 2019, no cargo de segundo suplente fiscal. Tamanho foi o reconhecimento de seu trabalho que foi convidado a participar da formatação do Seconci Brasil, em 2011. Posteriormente, veio a responder pela Primeira Vice-Presidência da entidade, cargo que ocupa até hoje.

No Crea-DF, foi conselheiro por dois períodos (2005-2007 / 2007-2009) e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil durante dois anos consecutivos (2008 e 2009). Ele também fez parte do quadro de diretores da Fibra, de 2014 a setembro/2018. Hoje, atua como primeiro vice-presidente do Clube de Engenharia de Brasília, há duas gestões (2014-2016 / 2017-2019).

Izidio é membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro do TRT da 10ª Região (Getrin-10); do Comitê Permanente Regional do Distrito Federal (CPR-DF); e do Conselho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todas inciativas em favor da saúde e segurança no trabalho dos operários da construção civil do Distrito Federal. O empresário é, ainda, titular do Projeto Pessoa com Deficiência (PcD) na Construção, uma iniciativa do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc/CBIC).

Na esfera nacional, é o representante do Sinduscon-DF junto à Comissão de Politica de Relações Trabalhistas da CBIC, há seis anos; e representante da CBIC no Conselho Temático Permanente de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social, da CNI.

Izidio é casado com Ana Beatriz Fernandez e tem três filhos: Diogo, Henrique e Ana Maria.

Vice-presidentes

Jorge Luiz Salomão

Julio Cesar Peres

Tereza Christina Coelho Cavalcanti

Cadastre-se e receba nossa newsletter
SOBRE O SINDUSCON-DF

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) é a principal entidade representativa do segmento empresarial da construção civil no Distrito Federal.
SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 2º andar
CEP: 71200-020 | Brasília-DF