João Carlos Pimenta

Currículo

João Carlos Pimenta é natural de Araxá (MG) e formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Urbanismo e Saneamento. Pimenta é empresário do ramo de obras públicas e sócio fundador da Rio Platense Administração, Consultoria e Projetos, desde 1989.

Apaixonado por Brasília, o empresário orgulha-se por ter sido responsável pela construção do Memorial JK, concluído em 12 de setembro de 1982, aniversário de Juscelino Kubitschek. Pela cidade, diversas obras de arte especiais (pontes e viadutos) também recebem a sua assinatura.

O presidente do Sinduscon-DF iniciou sua trajetória sindical em 1982, quando contribuiu para a fundação da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), entidade que presidiu anos depois, entre 1994 e 1997.

Pimenta também participou ativamente do Conselho de Engenharia do Distrito Federal (Crea-DF), onde assumiu os cargos de presidente interino (2001), conselheiro (1999 a 2002) e vice-presidente (2005). Destaque, ainda, para a atuação à frente da Câmara Especializada de Engenharia Civil.

Na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), foi presidente da Comissão de Serviços Públicos, de 1993 a 1995. Entre 2002 a 2005, presidiu a Associação Brasileira de Engenheiros Civis - Departamento do Distrito Federal. E, de 2010 e 2016, esteve à frente da Presidência do Clube de Engenharia de Brasília.

No Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), as atividades tiveram início em 1997, com foco no setor de obras públicas e infraestrutura. Pimenta também atuou nas áreas de Fixação de Empresas e Economia e Estatística. Em 2015, na gestão do presidente Luiz Carlos Botelho, assumiu a 1ª Vice-presidência, cargo que o conduziu à Presidência do sindicato.

A gestão de João Carlos Pimenta teve início em 5 de julho de 2018, após o falecimento do então presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho, sendo referendada por Assembleia Geral Extraordinária, no dia 11 do mesmo mês, conforme prevê o Estatuto Social do Sinduscon-DF.

Dionyzio Klavdianos

Jorge Luiz Salomão

Julio Cesar Peres

Tereza Christina Coelho Cavalcanti

Cadastre-se e receba nossa newsletter
SOBRE O SINDUSCON-DF

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) é a principal entidade representativa do segmento empresarial da construção civil no Distrito Federal.
SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 2º andar
CEP: 71200-020 | Brasília-DF