ÁREAS DE ATUAÇÃO

Vice-Presidência da Indústria Imobiliária (VPII)

Vice-presidente: João Accioly
Suplente: Adalberto Júnior
E-mail: industriaimobiliaria@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 204

A Vice-Presidência da Indústria Imobiliária do Sinduscon-DF atua diretamente na busca de soluções para questões importantes, relativas ao mercado imobiliário do Distrito Federal, como:

• Aprovação de projetos para emissão de Alvará de Construção e Habite-se;
• Acompanhamento de projetos de lei relativos ao setor;
• Revisão das principais legislações que regem o setor: Código de Obras (COE-DF), PPCub, Luos, Plano Diretor de Ordenamento Territorial, PGV, Permeabilidade, entre outros;
• Atuação junto a instituições financeiras para fomentar o crédito e financiamento imobiliário;
• Relacionamento com órgãos do governo para solução de entraves: Terracap, Novacap, Secretarias de Estado, entre outros.

No âmbito regional, atua individualmente ou em conjunto com outras entidades, destacando-se as parcerias com Fibra, Ademi-DF, Crea-DF e CAU-DF, na defesa dos interesses e direitos das empresas que atuam neste segmento.

Cartilha Imobiliária

Estudo “Custo da Burocracia do Imóvel”

Código de Obras do DF

Índice de Velocidade de Vendas (IVV)

Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (VPOI)

Vice-presidente: João Carlos Pimenta
Suplente: Ruyter Thuin
obraspublicas@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234

O papel da Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (VPOI/Sinduscon-DF) é preservar e ampliar os espaços das empresas associadas no mercado de obras públicas, com ênfase em obras do GDF e da União, de forma a agregar as empresas do segmento e desestimular a concorrência predatória. Para tanto, atua na esfera do poder público, especialmente junto aos órgãos contratantes.

Como ações principais, destacam-se: vigília constante dos editais de licitação; busca por coibir as exigências restritivas à livre competição; interface permanente com os agentes e autoridades públicas envolvidos em políticas e programas de obras; monitoramento dos preços e das especificações de materiais e serviços e atuação junto aos órgãos de fiscalização.

Cartilha de Boas Práticas em Obras Públicas

Licitações

Diretoria de Ações Institucionais (DIAI)

Diretor: Frederico Corrêa
Suplente: Tereza Christina
institucional@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

A Diretoria de Ações Institucionais (DIAI), articulada com as demais áreas de atuação da entidade, coordena as ações de representação e de defesa de interesses da indústria da construção civil. A diretoria também coordena as atividades de apoio aos Conselhos Temáticos para garantir a construção de uma agenda participativa, alinhada com a estratégia, e objetivando fornecer elementos para o processo decisório da Presidência da entidade. Sua atuação está voltada para o desenvolvimento e ações de defesa de interesses e prestação de serviços para os associados. Além disso, também visa propor políticas, prioridades e estratégias de ações e assegurar o seu cumprimento. Desta forma, atua nas instâncias e órgãos corporativos em favor do fortalecimento do setor da construção.

As principais ações acompanhadas ou geridas na DIAI:

• Eleições do sindicato;
• Representação externa - Sinduscon-DF;
• Realização de eventos Institucionais;
• CDES - Câmara Educação
• Pró-DF
• Codese-DF

Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP)

Diretor: Marcontoni Montezuma
Suplente: Leonardo Ávila
parlamentar@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

Na Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP/Sinduscon-DF) é feito todo o trabalho de monitoramento da apresentação e da tramitação das proposições legislativas - projetos de lei, projetos de lei complementar, alterações na Lei Orgânica do DF, entre outros, tanto no âmbito do Poder Legislativo Distrital quanto Federal. Acompanha-se, ainda, a publicação de medidas provisórias, instruções normativas, resoluções, portarias e outros documentos relacionados ao setor, nas duas esferas de poder.

Por meio de uma Assessoria Parlamentar especializada, a DAP também interage, de forma permanente, com os nossos representantes eleitos nas duas esferas de poder para a discussão e apresentação de subsídios técnicos que reflitam a realidade do setor, objetivando a melhoria da fundamentação e justificativa das proposições legislativas apresentadas, bem como a definição de estratégias de ação em defesa dos interesses do setor da construção civil do DF.

Mantém, ainda, uma estreita relação de parceria com os departamentos e as assessorias parlamentares da Cbic, CNI e Fibra, o que fomenta a produção de notícias complementares sobre as proposições de maior interesse para a indústria da construção civil.

Balanço das atividades parlamentares - 1º/2017

Agenda Legislativa da CNI

Agenda Legislativa da Fibra

Perfil Deputados Distritais

Perfil Deputados Federais (DF)

Perfil Senadores (DF)

Diretoria de Economia e Estatística (DEE)

Diretor: José Antonio Magalhães
Suplente: Magda Ribas
Assistente Técnica:
Cirlene Monteiro
E-mail: economia@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 205

A Diretoria de Economia e Estatística (DEE/Sinduscon-DF) realiza levantamentos e análises sistemáticas de índices e dados econômicos globais e setoriais, prioritariamente no âmbito distrital, e no âmbito nacional como base de comparação, objetivando subsidiar as demais Diretorias do Sinduscon-DF na tomada de decisão com dados atualizados e de referência para o setor.

Atua, ainda, na coleta de preços que servem de base para o Custo Unitário Básico da Construção no Distrito Federal (CUB-DF), efetua o cálculo e faz a divulgação mensal desse indicador de custo setorial. Subsidia, também, todas as demais diretorias.

CUB-DF/m2

Cartilha do CUB

Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (DIPE)

Diretor: Marcelo Ferreira
Suplente: Joana D'arc
E-mail: pequenasempresas@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234

O Sinduscon-DF está buscando, por meio de sua Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (Dipe/Sinduscon-DF), fortalecer este segmento empresarial com programas de treinamento e capacitação voltados para a gestão empresarial, de pessoas e de conteúdos técnicos, sempre em parceria com os demais grupos de trabalho da entidade. São parceiros desta iniciativa a Fibra, o Senai-DF e o Sebrae-DF.

Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (DIMAT)

Diretor: Guilherme Coelho
Suplente: Fernando Crosara
E-mail: dimat@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 205

A Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) apoia as empresas associadas na busca por competitividade, por meio da melhoria da qualidade, do aumento do desempenho e da produtividade, além da redução dos desperdícios e do desenvolvimento tecnológico, sempre em sintonia com os preceitos da cooperação institucional e da preservação do meio ambiente. No âmbito nacional, participa ativamente das ações propostas pela Comat/Cbic, em especial no monitoramento e na contribuição para a criação e atualização das normas técnicas utilizadas pelo setor da construção civil, no acompanhamento dos preços de materiais e do surgimento de novas tecnologias construtivas.

Avaliação do Desempenho Acústico de Edificações

Projeto Indicadores do Concreto

Coopercon-DF

Cursos e Eventos Técnicos

Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS)

Diretor: Luciano Dantas
Suplente: Fábio Caribé

E-mail: meioambiente@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 204

A Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS/Sinduscon-DF) é responsável por tratar da consciência ambiental dentro da Indústria da construção civil do DF, trabalhando nos assuntos do setor que são considerados potencialmente impactantes ao meio ambiente e que podem ser minimizados com ações, tais como as relacionadas à redução dos impactos ambientais, gerenciamento dos resíduos sólidos, racionalização das perdas / desperdícios na execução das obras e sustentabilidade socioambiental das construções, entre muitos outros.

Também é responsável pela publicação de documentos e pela promoção de eventos orientativos, que disseminem as melhores técnicas e práticas ambientais, bem como possibilitem a consolidação do comportamento ambiental adequado por partes das empresas associadas ao Sinduscon-DF e do setor como um todo.

Neste sentido, promove ações em parceria com a Fibra, UnB, Sebrae-DF, Senai-DF, ABCP, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh), Instituto Brasília Ambiental, entre outras instituições, imbuídas de uma política social e ambientalmente responsáveis.

Programa Brasília Limpa

Programa construção sustentável

Resíduos de gesso na construção civil

Assessoria Ambiental

Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas (DPRT)

Diretor: Izidio Santos
Suplente: Mirelle Corrêa
E-mail: trabalhista@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

A Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas (DPRT/Sinduscon-DF) responsabiliza-se pelo conjunto de assuntos relacionados às áreas trabalhista e sindical, como legislação trabalhista, temas legislativos ligados às áreas de Segurança e Saúde no Trabalho, educação profissional e fiscalização do trabalho. A DPRT relaciona-se institucionalmente com entidades e organismos ligados à área trabalhista, como Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE-DF), Fundacentro, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB), Seconci-DF, Sesi-DF, Senai-DF, entre outros.

Merece destaque as ações vinculadas à:

• Comissão Intersindical de Conciliação Prévia da Construção: instituída pela Lei nº 9.958/00, que tem por finalidade a mediação entre empregados e empregadores na busca da solução, pela via conciliatória, de eventuais divergências surgidas na relação de trabalho; e a representação do Sinduscon-DF;

• Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR-DF): instituído pela NR-18 do Ministério do Trabalho e Emprego, é uma instância tripartite, composta de 3 (três) a 5 (cinco) representantes titulares do governo, dos empregadores e dos empregados, sendo facultada a convocação de representantes de entidades técnico-científicas ou de profissionais especializados, sempre que necessário, que visa a melhoria das condições de segurança e saúde nos canteiros de obras;

• Grupo Interinstitucional do Programa TRT 10 de Trabalho Seguro (Getrin 10): instituído pelo protocolo de cooperação técnica assinado por várias instituições com o Tribunal Regional do Trabalho de 10ª Região. Tem por objetivo implementar programas e ações regionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho no âmbito do Distrito Federal e de Tocantins.

Em seu bojo, traz duas comissões temporárias, que são convocadas na medida em que são necessárias. Uma delas é a Comissão de Negociação Salarial, que se reúne anualmente para negociar a Convenção Coletiva (principal e aditivos) da categoria com o STICMB e Senge-DF. A outra é a Comissão para Apuração da Causa de Acidente (Capa), convocada pelo empregador toda vez que ocorrer um acidente fatal em seu canteiro.

Constitui-se, ainda, como a célula regional das ações da CPRT da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), destacando-se, entre suas atividades, a participação no esforço nacional de modernização e simplificação da legislação trabalhista e previdenciária.

Segurança no Trabalho

Convenção Coletiva

Manual da Aprendizagem

Sistema de Comunicação Prévia de Obras (SCPO)

Diretoria de Projetos (DIPROJ)

Diretor: Roberto Portella
Suplente: Renato Cortopassi

E-mail: obraspublicas@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234

A Diretoria de Projetos (Diproj/Sinduscon-DF) trabalha em conjunto com a Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (VPOI) e Vice-Presidência da Indústria Imobiliária (VPII) nas questões referentes à qualidade de editais, termos de referência e de projetos, tanto voltados para a infraestrutura, quanto para a área imobiliária.

Diretoria de Relacionamento com o Associado (Dira)

Diretor: Fábio Caribé
Suplente: Égades Veríssimo

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 205

A Diretoria de Relacionamento com o Associado (Dira), em sua nova gestão, trabalhará com esforços focados em gerar valor para o associado, a partir de agora, considerados clientes do Sinduscon-DF.

Com este novo conceito, onde o associado é caracterizando como cliente, há que se formalizar uma série de estratégias e planos de ação, para tratar de maneira breve e ampla as demandas apresentadas aos setores técnicos da instituição.

De maneira irrestrita, o associado, agora cliente, será valorizado ao patamar de importância que merece, pois é para ele que trabalhamos no dia a dia.

Tendo isto em mente, o Sinduscon-DF focará suas ações na ampliação do escopo de atividades em prol de seus clientes, mobilizando os esforços necessários para o atendimento de demandas particulares ou coletivas, bem como o acompanhamento regular de atividades do setor publico, cuja repercussão pode impactar sobremaneira na indústria da construção civil. Neste ponto, faz-se alusão aos grandes feitos da instituição, que colabora, diuturnamente, com instituições da sociedade civil e órgãos governamentais para o desenvolvimento de politicas públicas, como o Pró-DF; a recente constituição do Codese-DF; a discussão e contribuição para a melhoria de leis, a exemplo da Luos, PPCub e Permeabilidade, dentre muitos assuntos tratados no passado e atualmente pelas diversas vice-presidências.

Dada a importância da atuação do Sinduscon-DF, e considerando o poder de seus clientes, quando estes estiverem inseridos nos grupos de trabalho da instituição, pode-se esperar um fortalecimento na expressividade do sindicato, que, atuante, assume o papel de sediar um espaço fundamental para a discussão, aprimoramento e tratamento de temas de grande repercussão para o setor. Dito isto, é importantíssimo que nossos clientes se tornem, ao longo do tempo, colaboradores nas mais variadas ações do Sinduscon-DF em prol de sua indústria, cada qual com suas experiências e aptidões.

Há que se inaugurar uma nova etapa, sendo que esta diretoria assume o compromisso de buscar a convergência de esforços entre equipe técnica da instituição e seus clientes, para o pronto tratamento das demandas de nossa indústria, contribuindo, assim, com a disseminação de conhecimentos, informações, convênios e parcerias que, de modo direto, tragam benefícios a todos que integrem os quadros associativos da casa.

Em meio às discussões quanto aos benefícios para seus clientes, além da representatividade e do tratamento de demandas na área da construção civil, esta diretoria assume o compromisso de ampliar e difundir os convênios já existentes no Cartão do Associado, que prevê a concessão de descontos nos mais variados estabelecimentos comerciais, com abrangência de academias a aquisição de veículos.

Nosso compromisso é exceder as expectativas e a satisfação de nossos clientes. É por isso que iremos trabalhar, de modo que nosso valor seja percebido como imprescindível para associados, colaboradores e equipe técnica da instituição.

O setor da construção civil tem, em seu papel, a vocação de ser um grande indutor para geração de riqueza na capital do pais. A atuação do Sinduscon-DF foi, é e será focada na valorização e no fortalecimento de nossa indústria, em especial, na economia do DF.

Conselho de Ética (CE)

Presidente: Marcelo Guimarães
Gerente Técnica: Janaína Oliveira
janaina@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 206

O Conselho de Ética (CE/Sinduscon-DF) realiza a promoção dos valores e padrões éticos, além de apurar responsabilidades por ações ou omissões que possam representar dano à imagem do setor da construção civil. Está presente nos momentos de êxito na moderação dos relacionamentos internos e externos, buscando promover consenso entre membros da diretoria, associados, assessorias e colaboradores.

Este código disciplina a conduta ética aplicável a todos os membros da Diretoria Plena do Sinduscon-DF que inclui a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Representação Federativa junto à Fibra, e membros das Comissões Técnicas e de qualquer grupo de trabalho, delegação ou representação da entidade, seja em regime eventual ou permanente.

Código de Ética

Comitê da Copa Sinduscon-DF de Futebol (CCSF)

Presidente: Mário França

O campeonato mais esperado pela comunidade da construção civil chegou a sua 13ª edição em 2015. O já tradicional torneio, promovido pelo Sinduscon-DF, é disputado entre os meses de março e junho de cada ano. A Copa Sinduscon-DF é muito mais do que um campeonato de futebol, é uma grande confraternização da família da construção civil do Distrito Federal. O evento beneficia os atletas inscritos, participantes e respectivos familiares com diversas ações solidárias, além de oferecer acesso à saúde, lazer, educação e melhoria da qualidade de vida. Somos a maior competição entre trabalhadores da construção civil do Centro-Oeste.

Jornal da Copa

Fanpage da Copa Sinduscon-DF de Futebol Society