ÁREAS DE ATUAÇÃO

Vice-Presidência da Indústria Imobiliária (VPII)

Vice-presidente: João Accioly
Assistente Técnica: Liana Oliveira


A Vice-Presidência da Indústria Imobiliária (VPII/Sinduscon-DF) acompanha a evolução dos assuntos relativos à indústria imobiliária do Distrito Federal e busca soluções para questões importantes, relativas ao mercado imobiliário do Distrito Federal, entre as quais, estão: disponibilidade de terrenos em locais e condições adequadas às necessidades da sociedade civil; financiamentos e seguros para a área habitacional; e acompanhamento das ações que interferem no desenvolvimento da construção civil. São elas: aprovação de projetos junto à Central de Aprovação de Projetos (CAP-DF), ligações definitivas de energia junto à CEB e água / esgotamento sanitário junto à Caesb e processo de apresentação do Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) junto ao Detran-DF e DER-DF.

Atua, ainda, em ações relevantes junto às Administrações Regionais / Central de Aprovação de Projetos (CAP-DF), com vistas a efetivar o procedimento de aprovação de projetos de novos empreendimentos, emissão de Alvarás de Construção e Carta de Habite-se e na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDot), da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), entre outros assuntos.

Esta Vice-Presidência participa de ações integradas que, no plano nacional, são desenvolvidas principalmente pela Cbic e CNI, junto aos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, à Caixa Econômica Federal e ao Conselho Curador do FGTS.

No âmbito regional, atua individualmente ou em conjunto com outras entidades, destacando-se as parcerias com Fibra, Ademi-DF, Crea-DF, CAU-DF, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e Universidade de Brasília (UnB), além de agentes financeiros, órgãos públicos do DF e Secretaria de Estado de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Sedhab).
 

Cartilha Imobiliária

 

Estudo “Custo da Burocracia do Imóvel”

 

Código de Obras do DF

 

Cartilha para Aprovação de Projetos Habitacionais do DF

 

Termo de Cooperação – WImóveis


Índice de Velocidade de Vendas (IVV)

Sobre a Pesquisa IVV

 

Março 2017

  

Fevereiro 2017

 

Janeiro 2017

 

Dezembro 2016

 

Novembro 2016

 

Outubro 2016

 

Setembro 2016

 

Agosto 2016

 

Julho 2016

 

Junho 2016

 

Maio 2016

 

Abril 2016

 

Março 2016

 

Setembro 2015

 

Agosto 2015

 

Julho 2015

 

Junho 2015

 

Maio 2015

 


Email: industriaimobiliaria@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 204

Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (VPOI)

Vice-presidente: Graciomário Queiroz
Assistente Técnico: Gilmar Ribeiro

O papel da Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (Vpoi/Sinduscon-DF) é preservar e ampliar os espaços das empresas associadas no mercado de obras públicas, com ênfase em obras do GDF e da União, de forma a agregar as empresas do segmento e desestimular a concorrência predatória. Para tanto, atua na esfera do poder público, especialmente junto aos órgãos contratantes.

Como ações principais, destacam-se: vigília constante dos editais de licitação; busca por coibir as exigências restritivas à livre competição; interface permanente com os agentes e autoridades públicas envolvidos em políticas e programas de obras; monitoramento dos preços e das especificações de materiais e serviços e atuação junto aos órgãos de fiscalização.


Cartilha de Boas Práticas em Obras Públicas

 
Licitações


Email: obraspublicas@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234

Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP)

Diretor: Frederico Corrêa
Assistente Técnico: Weverton de Melo


A Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP/Sinduscon-DF) é responsável pelo monitoramento da apresentação e da tramitação das proposições legislativas - projetos de lei, projetos de lei complementar, alterações na Lei Orgânica do DF, entre outros, tanto no âmbito do Poder Legislativo Distrital quanto Federal. Acompanha, ainda, a publicação de medidas provisórias, instruções normativas, resoluções, portarias e outros documentos relacionados ao setor, nas duas esferas de poder.

Por meio de uma Assessoria Parlamentar especializada, a DAP também interage, de forma permanente, com os nossos representantes eleitos nas duas esferas de poder para a discussão e apresentação de subsídios técnicos que reflitam a realidade do setor, objetivando a melhoria da fundamentação e justificativa das proposições legislativas apresentadas, bem como a definição de estratégias de ação em defesa dos interesses do setor da construção civil do DF.

Mantém, ainda, uma estreita relação de parceria com os departamentos e as assessorias parlamentares da Cbic, CNI e Fibra, o que fomenta a produção de notícias complementares sobre as proposições de maior interesse para a indústria da construção civil.

 

Agenda Legislativa da CNI

 

Agenda Legislativa da Fibra

 

Perfil Deputados Distritais

 

Perfil Deputados Federais (DF)

 

Perfil Senadores (DF)


Email: parlamentar@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 208

Diretoria de Economia e Estatística (DEE)

Diretor: José Antonio Magalhães
Assistente Técnica: 
Daniella Mangaraviti

A Diretoria de Economia e Estatística (DEE/Sinduscon-DF) realiza levantamentos e análises sistemáticas de índices e dados econômicos globais e setoriais, prioritariamente no âmbito distrital, e no âmbito nacional como base de comparação, o que se constitui em completo banco de dados de indicadores da evolução do desempenho do setor da construção civil no DF, por meio de consultoria econômica da Econsult.

Atua, ainda, na coleta de preços que servem de base para o Custo Unitário Básico da Construção no Distrito Federal (CUB-DF), efetua o cálculo e faz a divulgação mensal desse indicador de custo setorial. Subsidia, também, todas as demais diretorias com dados atualizados e de referência para o setor.

 

CUB-DF/m2

 

Cartilha do CUB


Email: economia@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 244

Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (DIPE)

Diretor: Antonio Borges
Assistente Técnico: Renê Severo

O Sinduscon-DF está buscando, por meio de sua Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (Dipe/Sinduscon-DF), fortalecer este segmento empresarial com programas de treinamento e capacitação voltados para a gestão empresarial, de pessoas e de conteúdos técnicos, sempre em parceria com os demais grupos de trabalho da entidade. São parceiros desta iniciativa a Fibra, o Senai-DF e o Sebrae-DF.


Email: pequenasempresas@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (DIMAT)

Diretor: Dionyzio Klavdianos
Assistente Técnica: Cirlene Monteiro


A Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) apoia as empresas associadas na busca por competitividade, por meio da melhoria da qualidade, do aumento do desempenho e da produtividade, além da redução dos desperdícios e do desenvolvimento tecnológico, sempre em sintonia com os preceitos da cooperação institucional e da preservação do meio ambiente. No âmbito nacional, participa ativamente das ações propostas pela Comat/Cbic, em especial no monitoramento e na contribuição para a criação e atualização das normas técnicas utilizadas pelo setor da construção civil, no acompanhamento dos preços de materiais e do surgimento de novas tecnologias construtivas.

Na esfera regional, coordena a Comunidade da Construção de Brasília e a Cooperativa da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Coopercon-DF). Mais informações no site: www.coopercon.com.br.

 

Avaliação do Desempenho Acústico de Edificações 

 

Relatório de Ações da Dimat 2015

  

Projeto Indicadores do Concreto

 

Coopercon-DF

 

Cursos e Eventos Técnicos


Email: dimat@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 205

Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS)

Diretor: Marcontoni Montezuma
Assistente Técnico: Weverton de Melo


A Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS/Sinduscon-DF) é responsável por tratar da consciência ambiental dentro da Indústria da construção civil do DF, trabalhando nos assuntos do setor que são considerados potencialmente impactantes ao meio ambiente e que podem ser minimizados com ações, tais como as relacionados à redução dos impactos ambientais, gerenciamento dos resíduos sólidos, racionalização das perdas / desperdícios na execução das obras e sustentabilidade socioambiental das construções, entre muitos outros.

Também é responsável pela publicação de documentos e pela promoção de eventos orientativos, que disseminem as melhores técnicas e práticas ambientais, bem como possibilitem a consolidação do comportamento ambiental adequado por partes das empresas associadas ao Sinduscon-DF e do setor como um todo.

Neste sentido, promove ações em parceria com a Fibra, UnB, Sebrae-DF, Senai-DF, ABCP, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh), entre outras instituições, imbuídas de uma política social e ambientalmente responsáveis.

 

Programa Brasília Limpa

Grandes geradores

Cartilha orientativa – Grandes Geradores de Resíduos


Projeto Cepac

 

Projeto Cepac

 

Legislação

 

Conam: Regimento Interno Conam

 

Corc - Regimento Interno Corc

 

Corc - Lei nº 4.704 de 2011

 

Licenciamento ambiental: Lei complementar nº 140 de 2011

 

Licenciamento ambiental: Lei nº 6.938 de 1981

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 001 de 1986

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 001 de 2014

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 002 de 2014

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 003 de 2014

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 237 de 1997

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos: Decreto nº 7.404 de 2010, Lei nº 12.305

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos: Resolução Conama nº 307 de 2002

 

Referencial Bibliográfico:

 

APL de Resíduos Sólidos - Sebrae

 

Área de manejo de resíduos da construção

 

Cidades sustentáveis - MMA

 

Elaborando Projeto de Gerenciamento

 

Gerenciamento de resíduos de madeira

 

Gestão de resíduos - PUCRS

 

Guia de construção eficiente

 

Guia de boas práticas em sustentabilidade

 

Guia de sustentabilidade na construção

 

Guia de sustentabilidade na arquitetura

 

Manual para implantação de sistema

 

Parte 1 - manejo e gestão de resíduos

 

Parte 2 - manejo e gestão de resíduos

 

Programa construção sustentável

 

Resíduos de gesso na construção civil

 

Assessoria Ambiental

 


Email: meioambiente@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 208

Diretoria de Política e Relações Trabalhistas (DPRT)

Diretor: Izidio Santos
Assistente Técnica: Daniella Mangaraviti


A Diretoria de Política e Relações Trabalhistas (DPRT/Sinduscon-DF) responsabiliza-se pelo conjunto de assuntos relacionados às áreas trabalhista e sindical, como legislação trabalhista e previdenciária, além de temas legislativos ligados às áreas de segurança e saúde no trabalho, educação profissional e fiscalização do trabalho. A DPRT relaciona-se institucionalmente com entidades e organismos ligados à área trabalhista, como Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE-DF), Fundacentro, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB), Seconci-DF, Sesi-DF, Senai-DF, entre outros.

Merecem destaque as ações vinculadas à Comissão Intersindical de Conciliação Prévia da Construção, instituída pela Lei nº 9.958/00, que tem por finalidade a mediação entre empregados e empregadores na busca da solução, pela via conciliatória, de eventuais divergências surgidas na relação de trabalho; e a representação, do Sinduscon-DF, no Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR-DF).

Em seu bojo, traz duas comissões temporárias, que são convocadas na medida em que são necessárias. Uma delas é a Comissão de Negociação Salarial, que se reúne anualmente para negociar a Convenção Coletiva (principal e aditivos) da categoria com o STICMB e Senge-DF. A outra é a Comissão para Apuração da Causa de Acidente (Capa), convocada pelo empregador toda vez que ocorrer um acidente fatal em seu canteiro.

Constitui-se, ainda, como a célula regional das ações da CPRT da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), destacando-se, entre suas atividades, a participação no esforço nacional de modernização e simplificação da legislação trabalhista e previdenciária.

 

Segurança no Trabalho

 

Convenção Coletiva

 

Manual da Aprendizagem

 

Sistema de Comunicação Prévia de Obras (SCPO)

 


Email: trabalhista@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 244

Diretoria de Projetos e Convênios (DIPROJ)

Diretor: Jorge Mauro Arteiro
Assistente Técnico: Gilmar Ribeiro


A Diretoria de Projetos e Convênios (Diproj/Sinduscon-DF) tem por objetivo viabilizar a elaboração de estudos técnicos, por meio da celebração de convênios em parceria com diversos órgãos e instituições. Após a elaboração, estes estudos técnicos são disponibilizados e passam a subsidiar o direcionamento e tomada de decisão dos gestores do Governo do Distrito Federal.


Email: convenios@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234

Comitê da Copa Sinduscon-DF de Futebol (CCSF)

Presidente: Mário França
Assistente Técnico: Renê Severo 


O campeonato mais esperado pela comunidade da construção civil chegou a sua 13ª edição em 2015. O já tradicional torneio, promovido pelo Sinduscon-DF, é disputado entre os meses de março e junho de cada ano. A Copa Sinduscon-DF é muito mais do que um campeonato de futebol, é uma grande confraternização da família da construção civil do Distrito Federal. O evento beneficia os atletas inscritos, participantes e respectivos familiares com diversas ações solidárias, além de oferecer acesso à saúde, lazer, educação e melhoria da qualidade de vida. Somos a maior competição entre trabalhadores da construção civil do Centro-Oeste.

 

Jornal da Copa

 

Fanpage da Copa Sinduscon-DF de Futebol Society

 

14ª Copa Sinduscon-DF de Futebol Society


Email: eventos@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

Comitê de Assuntos Sociais (CAS)

Presidente: Luiz Gustavo Kuster Prado
Assistente Técnico: Renê Severo


O Comitê de Assuntos Sociais (CAS/Sinduscon-DF) tem a missão de aproximar o sindicato e suas associadas à sociedade brasiliense, demonstrando o comprometimento da entidade com o desenvolvimento de ações benéficas para a comunidade local. As ações deste comitê buscam corroborar com o compromisso efetivo para a realização do trabalho em prol da sociedade, do meio ambiente e dos trabalhadores. A ideia é a construção de uma relação mais responsável, harmônica, justa e sustentada entre os demais setores e a construção civil.

 

Cartão do Associado

 

Dia Nacional da Construção Social


Email: eventos@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

Conselho de Ética (CE)

Presidente: Marcelo Guimarães
Assistente Técnico: 
Gilmar Ribeiro

O Conselho de Ética (CE/Sinduscon-DF) realiza a promoção dos valores e padrões éticos, além de apurar responsabilidades por ações ou omissões que possam representar dano à imagem do setor da construção civil. Está presente nos momentos de êxito na moderação dos relacionamentos internos e externos, buscando promover consenso entre membros da diretoria, associados, assessorias e colaboradores.

 

Código de Ética


Email: institucional@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234
Voltar
Todos os direitos reservados por Sinduscon-DF

ÁREAS DE ATUAÇÃO


Vice-Presidência da Indústria Imobiliária (VPII)

Vice-presidente: João Accioly
Assistente Técnica: Liana Oliveira


A Vice-Presidência da Indústria Imobiliária (VPII/Sinduscon-DF) acompanha a evolução dos assuntos relativos à indústria imobiliária do Distrito Federal e busca soluções para questões importantes, relativas ao mercado imobiliário do Distrito Federal, entre as quais, estão: disponibilidade de terrenos em locais e condições adequadas às necessidades da sociedade civil; financiamentos e seguros para a área habitacional; e acompanhamento das ações que interferem no desenvolvimento da construção civil. São elas: aprovação de projetos junto à Central de Aprovação de Projetos (CAP-DF), ligações definitivas de energia junto à CEB e água / esgotamento sanitário junto à Caesb e processo de apresentação do Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) junto ao Detran-DF e DER-DF.

Atua, ainda, em ações relevantes junto às Administrações Regionais / Central de Aprovação de Projetos (CAP-DF), com vistas a efetivar o procedimento de aprovação de projetos de novos empreendimentos, emissão de Alvarás de Construção e Carta de Habite-se e na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDot), da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), entre outros assuntos.

Esta Vice-Presidência participa de ações integradas que, no plano nacional, são desenvolvidas principalmente pela Cbic e CNI, junto aos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, à Caixa Econômica Federal e ao Conselho Curador do FGTS.

No âmbito regional, atua individualmente ou em conjunto com outras entidades, destacando-se as parcerias com Fibra, Ademi-DF, Crea-DF, CAU-DF, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e Universidade de Brasília (UnB), além de agentes financeiros, órgãos públicos do DF e Secretaria de Estado de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Sedhab).
 

Cartilha Imobiliária

 

Estudo “Custo da Burocracia do Imóvel”

 

Código de Obras do DF

 

Cartilha para Aprovação de Projetos Habitacionais do DF

 

Termo de Cooperação – WImóveis


Índice de Velocidade de Vendas (IVV)

Sobre a Pesquisa IVV

 

Março 2017

  

Fevereiro 2017

 

Janeiro 2017

 

Dezembro 2016

 

Novembro 2016

 

Outubro 2016

 

Setembro 2016

 

Agosto 2016

 

Julho 2016

 

Junho 2016

 

Maio 2016

 

Abril 2016

 

Março 2016

 

Setembro 2015

 

Agosto 2015

 

Julho 2015

 

Junho 2015

 

Maio 2015

 


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 204

Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (VPOI)

Vice-presidente: Graciomário Queiroz
Assistente Técnico: Gilmar Ribeiro

O papel da Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (Vpoi/Sinduscon-DF) é preservar e ampliar os espaços das empresas associadas no mercado de obras públicas, com ênfase em obras do GDF e da União, de forma a agregar as empresas do segmento e desestimular a concorrência predatória. Para tanto, atua na esfera do poder público, especialmente junto aos órgãos contratantes.

Como ações principais, destacam-se: vigília constante dos editais de licitação; busca por coibir as exigências restritivas à livre competição; interface permanente com os agentes e autoridades públicas envolvidos em políticas e programas de obras; monitoramento dos preços e das especificações de materiais e serviços e atuação junto aos órgãos de fiscalização.

 
Licitações


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234

Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP)

Diretor: Frederico Corrêa
Assistente Técnico: Weverton de Melo


A Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP/Sinduscon-DF) é responsável pelo monitoramento da apresentação e da tramitação das proposições legislativas - projetos de lei, projetos de lei complementar, alterações na Lei Orgânica do DF, entre outros, tanto no âmbito do Poder Legislativo Distrital quanto Federal. Acompanha, ainda, a publicação de medidas provisórias, instruções normativas, resoluções, portarias e outros documentos relacionados ao setor, nas duas esferas de poder.

Por meio de uma Assessoria Parlamentar especializada, a DAP também interage, de forma permanente, com os nossos representantes eleitos nas duas esferas de poder para a discussão e apresentação de subsídios técnicos que reflitam a realidade do setor, objetivando a melhoria da fundamentação e justificativa das proposições legislativas apresentadas, bem como a definição de estratégias de ação em defesa dos interesses do setor da construção civil do DF.

Mantém, ainda, uma estreita relação de parceria com os departamentos e as assessorias parlamentares da Cbic, CNI e Fibra, o que fomenta a produção de notícias complementares sobre as proposições de maior interesse para a indústria da construção civil.

 

Agenda Legislativa da CNI

 

Agenda Legislativa da Fibra

 

Perfil Deputados Distritais

 

Perfil Deputados Federais (DF)

 

Perfil Senadores (DF)


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 208

Diretoria de Economia e Estatística (DEE)

Diretor: José Antonio Magalhães
Assistente Técnica: 
Daniella Mangaraviti

A Diretoria de Economia e Estatística (DEE/Sinduscon-DF) realiza levantamentos e análises sistemáticas de índices e dados econômicos globais e setoriais, prioritariamente no âmbito distrital, e no âmbito nacional como base de comparação, o que se constitui em completo banco de dados de indicadores da evolução do desempenho do setor da construção civil no DF, por meio de consultoria econômica da Econsult.

Atua, ainda, na coleta de preços que servem de base para o Custo Unitário Básico da Construção no Distrito Federal (CUB-DF), efetua o cálculo e faz a divulgação mensal desse indicador de custo setorial. Subsidia, também, todas as demais diretorias com dados atualizados e de referência para o setor.

 

CUB-DF/m2

 

Cartilha do CUB


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 244

Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (DIPE)

Diretor: Antonio Borges
Assistente Técnico: Renê Severo

O Sinduscon-DF está buscando, por meio de sua Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (Dipe/Sinduscon-DF), fortalecer este segmento empresarial com programas de treinamento e capacitação voltados para a gestão empresarial, de pessoas e de conteúdos técnicos, sempre em parceria com os demais grupos de trabalho da entidade. São parceiros desta iniciativa a Fibra, o Senai-DF e o Sebrae-DF.


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (DIMAT)

Diretor: Dionyzio Klavdianos
Assistente Técnica: Cirlene Monteiro


A Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) apoia as empresas associadas na busca por competitividade, por meio da melhoria da qualidade, do aumento do desempenho e da produtividade, além da redução dos desperdícios e do desenvolvimento tecnológico, sempre em sintonia com os preceitos da cooperação institucional e da preservação do meio ambiente. No âmbito nacional, participa ativamente das ações propostas pela Comat/Cbic, em especial no monitoramento e na contribuição para a criação e atualização das normas técnicas utilizadas pelo setor da construção civil, no acompanhamento dos preços de materiais e do surgimento de novas tecnologias construtivas.

Na esfera regional, coordena a Comunidade da Construção de Brasília e a Cooperativa da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Coopercon-DF). Mais informações no site: www.coopercon.com.br.

 

Avaliação do Desempenho Acústico de Edificações 

 

Relatório de Ações da Dimat 2015

  

Projeto Indicadores do Concreto

 

Coopercon-DF

 

Cursos e Eventos Técnicos


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 205

Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS)

Diretor: Marcontoni Montezuma
Assistente Técnico: Weverton de Melo


A Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS/Sinduscon-DF) é responsável por tratar da consciência ambiental dentro da Indústria da construção civil do DF, trabalhando nos assuntos do setor que são considerados potencialmente impactantes ao meio ambiente e que podem ser minimizados com ações, tais como as relacionados à redução dos impactos ambientais, gerenciamento dos resíduos sólidos, racionalização das perdas / desperdícios na execução das obras e sustentabilidade socioambiental das construções, entre muitos outros.

Também é responsável pela publicação de documentos e pela promoção de eventos orientativos, que disseminem as melhores técnicas e práticas ambientais, bem como possibilitem a consolidação do comportamento ambiental adequado por partes das empresas associadas ao Sinduscon-DF e do setor como um todo.

Neste sentido, promove ações em parceria com a Fibra, UnB, Sebrae-DF, Senai-DF, ABCP, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh), entre outras instituições, imbuídas de uma política social e ambientalmente responsáveis.

 

Programa Brasília Limpa

Grandes geradores

Cartilha orientativa – Grandes Geradores de Resíduos


Projeto Cepac

 

Projeto Cepac

 

Legislação

 

Conam: Regimento Interno Conam

 

Corc - Regimento Interno Corc

 

Corc - Lei nº 4.704 de 2011

 

Licenciamento ambiental: Lei complementar nº 140 de 2011

 

Licenciamento ambiental: Lei nº 6.938 de 1981

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 001 de 1986

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 001 de 2014

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 002 de 2014

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 003 de 2014

 

Licenciamento ambiental: Resolução Conama nº 237 de 1997

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos: Decreto nº 7.404 de 2010, Lei nº 12.305

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos: Resolução Conama nº 307 de 2002

 

Referencial Bibliográfico:

 

APL de Resíduos Sólidos - Sebrae

 

Área de manejo de resíduos da construção

 

Cidades sustentáveis - MMA

 

Elaborando Projeto de Gerenciamento

 

Gerenciamento de resíduos de madeira

 

Gestão de resíduos - PUCRS

 

Guia de construção eficiente

 

Guia de boas práticas em sustentabilidade

 

Guia de sustentabilidade na construção

 

Guia de sustentabilidade na arquitetura

 

Manual para implantação de sistema

 

Parte 1 - manejo e gestão de resíduos

 

Parte 2 - manejo e gestão de resíduos

 

Programa construção sustentável

 

Resíduos de gesso na construção civil

 

Assessoria Ambiental

 


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 208

Diretoria de Política e Relações Trabalhistas (DPRT)

Diretor: Izidio Santos
Assistente Técnica: Daniella Mangaraviti


A Diretoria de Política e Relações Trabalhistas (DPRT/Sinduscon-DF) responsabiliza-se pelo conjunto de assuntos relacionados às áreas trabalhista e sindical, como legislação trabalhista e previdenciária, além de temas legislativos ligados às áreas de segurança e saúde no trabalho, educação profissional e fiscalização do trabalho. A DPRT relaciona-se institucionalmente com entidades e organismos ligados à área trabalhista, como Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE-DF), Fundacentro, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB), Seconci-DF, Sesi-DF, Senai-DF, entre outros.

Merecem destaque as ações vinculadas à Comissão Intersindical de Conciliação Prévia da Construção, instituída pela Lei nº 9.958/00, que tem por finalidade a mediação entre empregados e empregadores na busca da solução, pela via conciliatória, de eventuais divergências surgidas na relação de trabalho; e a representação, do Sinduscon-DF, no Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR-DF).

Em seu bojo, traz duas comissões temporárias, que são convocadas na medida em que são necessárias. Uma delas é a Comissão de Negociação Salarial, que se reúne anualmente para negociar a Convenção Coletiva (principal e aditivos) da categoria com o STICMB e Senge-DF. A outra é a Comissão para Apuração da Causa de Acidente (Capa), convocada pelo empregador toda vez que ocorrer um acidente fatal em seu canteiro.

Constitui-se, ainda, como a célula regional das ações da CPRT da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), destacando-se, entre suas atividades, a participação no esforço nacional de modernização e simplificação da legislação trabalhista e previdenciária.

 

Segurança no Trabalho

 

Convenção Coletiva

 

Manual da Aprendizagem

 

Sistema de Comunicação Prévia de Obras (SCPO)

 


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 244

Diretoria de Projetos e Convênios (DIPROJ)

Diretor: Jorge Mauro Arteiro
Assistente Técnico: Gilmar Ribeiro


A Diretoria de Projetos e Convênios (Diproj/Sinduscon-DF) tem por objetivo viabilizar a elaboração de estudos técnicos, por meio da celebração de convênios em parceria com diversos órgãos e instituições. Após a elaboração, estes estudos técnicos são disponibilizados e passam a subsidiar o direcionamento e tomada de decisão dos gestores do Governo do Distrito Federal.


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234

Comitê da Copa Sinduscon-DF de Futebol (CCSF)

Presidente: Mário França
Assistente Técnico: Renê Severo 


O campeonato mais esperado pela comunidade da construção civil chegou a sua 13ª edição em 2015. O já tradicional torneio, promovido pelo Sinduscon-DF, é disputado entre os meses de março e junho de cada ano. A Copa Sinduscon-DF é muito mais do que um campeonato de futebol, é uma grande confraternização da família da construção civil do Distrito Federal. O evento beneficia os atletas inscritos, participantes e respectivos familiares com diversas ações solidárias, além de oferecer acesso à saúde, lazer, educação e melhoria da qualidade de vida. Somos a maior competição entre trabalhadores da construção civil do Centro-Oeste.

 

Jornal da Copa

 

Fanpage da Copa Sinduscon-DF de Futebol Society

 

14ª Copa Sinduscon-DF de Futebol Society


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

Comitê de Assuntos Sociais (CAS)

Presidente: Luiz Gustavo Kuster Prado
Assistente Técnico: Renê Severo


O Comitê de Assuntos Sociais (CAS/Sinduscon-DF) tem a missão de aproximar o sindicato e suas associadas à sociedade brasiliense, demonstrando o comprometimento da entidade com o desenvolvimento de ações benéficas para a comunidade local. As ações deste comitê buscam corroborar com o compromisso efetivo para a realização do trabalho em prol da sociedade, do meio ambiente e dos trabalhadores. A ideia é a construção de uma relação mais responsável, harmônica, justa e sustentada entre os demais setores e a construção civil.

 

Cartão do Associado

 

Dia Nacional da Construção Social


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

Conselho de Ética (CE)

Presidente: Marcelo Guimarães
Assistente Técnico: 
Gilmar Ribeiro

O Conselho de Ética (CE/Sinduscon-DF) realiza a promoção dos valores e padrões éticos, além de apurar responsabilidades por ações ou omissões que possam representar dano à imagem do setor da construção civil. Está presente nos momentos de êxito na moderação dos relacionamentos internos e externos, buscando promover consenso entre membros da diretoria, associados, assessorias e colaboradores.

 

Código de Ética


Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234
Voltar
Cadastre-se e receba nossa newsletter
SOBRE O SINDUSCON-DF


O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) é a principal entidade representativa do segmento empresarial da construção civil no Distrito Federal.
CONTATO
SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 2º andar
CEP: 71200-020 | Brasília-DF
Telefone: (61) 3234-8310
E-mail: sinduscondf@sinduscondf.org.br
© 2016 Sinduscon-DF
Seja um parceiro você também! Se a sua empresa tem interesse em fazer parte desse excelente grupo de vantagens, entre em contato conosco!

Assessoria Institucional do Sinduscon-DF


Contato: Renê Severo
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225
E-mail: institucional@sinduscondf.org.br

Aviso

Prezado (a) associado (a),
Caso deseje efetuar o pagamento diretamente no caixa do banco, a guia poderá ser gerada pelo site do Sinduscon-DF. Para mais informações sobre o pagamento online, após 31 de janeiro, entre em contato pelo telefone (61) 3234-8310 ramal 214.
CNPJ: (insira somente os números)
CAPITAL SOCIAL:
ANO
DATA PROVÁVEL PARA PAGAMENTO:
Informações importantes
A guia de recolhimento sindical emitida pelo site do Sinduscon-DF corresponde às empresas já cadastradas no sistema. Caso a empresa não esteja cadastrada, entre em contato com o Sinduscon-DF pelo telefone (61) 3234-8310 ramal 214.

Impressão
Caso utilize o navegador Internet Explorer, deverá ser feita a configuração antes de imprimir o boleto, seguindo os seguintes passos: Menu - Arquivo - Configurar página. Coloque todas as margens em 2 e limpe os campos "Cabeçalho" e "Rodapé".