ÁREAS DE ATUAÇÃO

Vice-Presidência da Indústria Imobiliária (VPII)

Vice-presidente: João Accioly
Suplente: Adalberto Júnior
Assistente Técnica: Liana Oliveira
E-mail: industriaimobiliaria@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 204

A Vice-Presidência da Indústria Imobiliária do Sinduscon-DF atua diretamente na busca de soluções para questões importantes, relativas ao mercado imobiliário do Distrito Federal, como:

• Aprovação de projetos para emissão de Alvará de Construção e Habite-se;
• Acompanhamento de projetos de lei relativos ao setor;
• Revisão das principais legislações que regem o setor: Código de Obras (COE-DF), PPCub, Luos, Plano Diretor de Ordenamento Territorial, PGV, Permeabilidade, entre outros;
• Atuação junto a instituições financeiras para fomentar o crédito e financiamento imobiliário;
• Relacionamento com órgãos do governo para solução de entraves: Terracap, Novacap, Secretarias de Estado, entre outros.

No âmbito regional, atua individualmente ou em conjunto com outras entidades, destacando-se as parcerias com Fibra, Ademi-DF, Crea-DF e CAU-DF, na defesa dos interesses e direitos das empresas que atuam neste segmento.

Cartilha Imobiliária

Estudo “Custo da Burocracia do Imóvel”

Código de Obras do DF

Índice de Velocidade de Vendas (IVV)

Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (VPOI)

Vice-presidente: João Carlos Pimenta
Suplente: Ruyter Thuin
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234

O papel da Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (VPOI/Sinduscon-DF) é preservar e ampliar os espaços das empresas associadas no mercado de obras públicas, com ênfase em obras do GDF e da União, de forma a agregar as empresas do segmento e desestimular a concorrência predatória. Para tanto, atua na esfera do poder público, especialmente junto aos órgãos contratantes.

Como ações principais, destacam-se: vigília constante dos editais de licitação; busca por coibir as exigências restritivas à livre competição; interface permanente com os agentes e autoridades públicas envolvidos em políticas e programas de obras; monitoramento dos preços e das especificações de materiais e serviços e atuação junto aos órgãos de fiscalização.

Cartilha de Boas Práticas em Obras Públicas

Licitações

Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP)

Diretor: Marcontoni Montezuma
Suplente: Leonardo Ávila
E-mail: parlamentar@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 208

Na Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP/Sinduscon-DF) é feito todo o trabalho de monitoramento da apresentação e da tramitação das proposições legislativas - projetos de lei, projetos de lei complementar, alterações na Lei Orgânica do DF, entre outros, tanto no âmbito do Poder Legislativo Distrital quanto Federal. Acompanha-se, ainda, a publicação de medidas provisórias, instruções normativas, resoluções, portarias e outros documentos relacionados ao setor, nas duas esferas de poder.

Por meio de uma Assessoria Parlamentar especializada, a DAP também interage, de forma permanente, com os nossos representantes eleitos nas duas esferas de poder para a discussão e apresentação de subsídios técnicos que reflitam a realidade do setor, objetivando a melhoria da fundamentação e justificativa das proposições legislativas apresentadas, bem como a definição de estratégias de ação em defesa dos interesses do setor da construção civil do DF.

Mantém, ainda, uma estreita relação de parceria com os departamentos e as assessorias parlamentares da Cbic, CNI e Fibra, o que fomenta a produção de notícias complementares sobre as proposições de maior interesse para a indústria da construção civil.

Balanço das atividades parlamentares - 1º/2017

Agenda Legislativa da CNI

Agenda Legislativa da Fibra

Perfil Deputados Distritais

Perfil Deputados Federais (DF)

Perfil Senadores (DF)

Diretoria de Economia e Estatística (DEE)

Diretor: José Antonio Magalhães
Suplente: Magda Maria
Daniella Mangaraviti
E-mail: economia@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 244

A Diretoria de Economia e Estatística (DEE/Sinduscon-DF) realiza levantamentos e análises sistemáticas de índices e dados econômicos globais e setoriais, prioritariamente no âmbito distrital, e no âmbito nacional como base de comparação, objetivando subsidiar as demais Diretorias do Sinduscon-DF na tomada de decisão com dados atualizados e de referência para o setor.

Atua, ainda, na coleta de preços que servem de base para o Custo Unitário Básico da Construção no Distrito Federal (CUB-DF), efetua o cálculo e faz a divulgação mensal desse indicador de custo setorial. Subsidia, também, todas as demais diretorias.

CUB-DF/m2

Cartilha do CUB

Email: economia@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 244

Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (DIPE)

Diretor: Marcelo Ferreira
Suplente: Joana D'arc
E-mail: pequenasempresas@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

O Sinduscon-DF está buscando, por meio de sua Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (Dipe/Sinduscon-DF), fortalecer este segmento empresarial com programas de treinamento e capacitação voltados para a gestão empresarial, de pessoas e de conteúdos técnicos, sempre em parceria com os demais grupos de trabalho da entidade. São parceiros desta iniciativa a Fibra, o Senai-DF e o Sebrae-DF.

Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (DIMAT)

Diretor: Guilherme Coelho
Suplente: Fernando Crosara
Assistente Técnica: Cirlene Monteiro
E-mail: dimat@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 205

A Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) apoia as empresas associadas na busca por competitividade, por meio da melhoria da qualidade, do aumento do desempenho e da produtividade, além da redução dos desperdícios e do desenvolvimento tecnológico, sempre em sintonia com os preceitos da cooperação institucional e da preservação do meio ambiente. No âmbito nacional, participa ativamente das ações propostas pela Comat/Cbic, em especial no monitoramento e na contribuição para a criação e atualização das normas técnicas utilizadas pelo setor da construção civil, no acompanhamento dos preços de materiais e do surgimento de novas tecnologias construtivas.

Avaliação do Desempenho Acústico de Edificações

Projeto Indicadores do Concreto

Coopercon-DF

Cursos e Eventos Técnicos

Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS)

Diretor: Luciano Dantas
Suplente: Fábio Caribé

E-mail: meioambiente@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 208

A Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS/Sinduscon-DF) é responsável por tratar da consciência ambiental dentro da Indústria da construção civil do DF, trabalhando nos assuntos do setor que são considerados potencialmente impactantes ao meio ambiente e que podem ser minimizados com ações, tais como as relacionadas à redução dos impactos ambientais, gerenciamento dos resíduos sólidos, racionalização das perdas / desperdícios na execução das obras e sustentabilidade socioambiental das construções, entre muitos outros.

Também é responsável pela publicação de documentos e pela promoção de eventos orientativos, que disseminem as melhores técnicas e práticas ambientais, bem como possibilitem a consolidação do comportamento ambiental adequado por partes das empresas associadas ao Sinduscon-DF e do setor como um todo.

Neste sentido, promove ações em parceria com a Fibra, UnB, Sebrae-DF, Senai-DF, ABCP, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh), Instituto Brasília Ambiental, entre outras instituições, imbuídas de uma política social e ambientalmente responsáveis.

Programa Brasília Limpa

Programa construção sustentável

Resíduos de gesso na construção civil

Assessoria Ambiental

Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas (DPRT)

Diretor: Izidio Santos
Suplente: Mirelle Corrêa
Assistente Técnica: Daniella Mangaraviti
E-mail: trabalhista@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 244

A Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas (DPRT/Sinduscon-DF) responsabiliza-se pelo conjunto de assuntos relacionados às áreas trabalhista e sindical, como legislação trabalhista, temas legislativos ligados às áreas de Segurança e Saúde no Trabalho, educação profissional e fiscalização do trabalho. A DPRT relaciona-se institucionalmente com entidades e organismos ligados à área trabalhista, como Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE-DF), Fundacentro, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB), Seconci-DF, Sesi-DF, Senai-DF, entre outros.

Merece destaque as ações vinculadas à:

• Comissão Intersindical de Conciliação Prévia da Construção: instituída pela Lei nº 9.958/00, que tem por finalidade a mediação entre empregados e empregadores na busca da solução, pela via conciliatória, de eventuais divergências surgidas na relação de trabalho; e a representação do Sinduscon-DF;

• Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR-DF): instituído pela NR-18 do Ministério do Trabalho e Emprego, é uma instância tripartite, composta de 3 (três) a 5 (cinco) representantes titulares do governo, dos empregadores e dos empregados, sendo facultada a convocação de representantes de entidades técnico-científicas ou de profissionais especializados, sempre que necessário, que visa a melhoria das condições de segurança e saúde nos canteiros de obras;

• Grupo Interinstitucional do Programa TRT 10 de Trabalho Seguro (Getrin 10): instituído pelo protocolo de cooperação técnica assinado por várias instituições com o Tribunal Regional do Trabalho de 10ª Região. Tem por objetivo implementar programas e ações regionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho no âmbito do Distrito Federal e de Tocantins.

Em seu bojo, traz duas comissões temporárias, que são convocadas na medida em que são necessárias. Uma delas é a Comissão de Negociação Salarial, que se reúne anualmente para negociar a Convenção Coletiva (principal e aditivos) da categoria com o STICMB e Senge-DF. A outra é a Comissão para Apuração da Causa de Acidente (Capa), convocada pelo empregador toda vez que ocorrer um acidente fatal em seu canteiro.

Constitui-se, ainda, como a célula regional das ações da CPRT da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), destacando-se, entre suas atividades, a participação no esforço nacional de modernização e simplificação da legislação trabalhista e previdenciária.

Segurança no Trabalho

Convenção Coletiva

Manual da Aprendizagem

Sistema de Comunicação Prévia de Obras (SCPO)

Diretoria de Projetos (DIPROJ)

Diretor: Roberto Portella
Suplente: Renato Cortopassi

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 234

A Diretoria de Projetos (Diproj/Sinduscon-DF) tem por objetivo viabilizar a elaboração de estudos técnicos, por meio da celebração de convênios em parceria com diversos órgãos e instituições. Após a elaboração, estes estudos técnicos são disponibilizados e passam a subsidiar o direcionamento e tomada de decisão dos gestores do Governo de Brasília.

Comitê da Copa Sinduscon-DF de Futebol (CCSF)

Presidente: Mário França
Assistente Técnico: Renê Severo

O campeonato mais esperado pela comunidade da construção civil chegou a sua 13ª edição em 2015. O já tradicional torneio, promovido pelo Sinduscon-DF, é disputado entre os meses de março e junho de cada ano. A Copa Sinduscon-DF é muito mais do que um campeonato de futebol, é uma grande confraternização da família da construção civil do Distrito Federal. O evento beneficia os atletas inscritos, participantes e respectivos familiares com diversas ações solidárias, além de oferecer acesso à saúde, lazer, educação e melhoria da qualidade de vida. Somos a maior competição entre trabalhadores da construção civil do Centro-Oeste.

Jornal da Copa

Fanpage da Copa Sinduscon-DF de Futebol Society

14ª Copa Sinduscon-DF de Futebol Society

Email: eventos@sinduscondf.org.br

Telefone: (61) 3234-8310 ramal 225

Conselho de Ética (CE)

Presidente: Marcelo Guimarães
Cirlene Monteiro
E-mail: dimat@sinduscondf.org.br
Telefone: (61) 3234-8310 ramal 205

O Conselho de Ética (CE/Sinduscon-DF) realiza a promoção dos valores e padrões éticos, além de apurar responsabilidades por ações ou omissões que possam representar dano à imagem do setor da construção civil. Está presente nos momentos de êxito na moderação dos relacionamentos internos e externos, buscando promover consenso entre membros da diretoria, associados, assessorias e colaboradores.

Este código disciplina a conduta ética aplicável a todos os membros da Diretoria Plena do Sinduscon-DF que inclui a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Representação Federativa junto à Fibra, e membros das Comissões Técnicas e de qualquer grupo de trabalho, delegação ou representação da entidade, seja em regime eventual ou permanente.

Código de Ética